terça-feira, 5 de abril de 2011

LUTO : Dilma, José Sarney, Roseana Sarney e Castelo lamentam a morte de Jackson

(Foto: Arquivo/INFORMECTA2011)
JACKSON LAGO E ROSEANA SARNEY EM REUNIÃO...
 A presidenta Dilma Rousseff, o presidente do Senado, José Sarney, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney e o prefeito de São Luís manifestaram-se, por meio de nota de pesar, ao falecimento do ex-governador do Maranhão Jackson Lago ocorrida no final da tarde desta segunda-feira (4), num hospital em São Paulo.
CARREATA EM UNS DOS MUNICIPIOS MARANHENSES.
 Jackson Lago iniciou carreira política na década de 60, “participando ativamente do movimento de resistência à ditadura”. Junto com Leonel Brizola, Lago ajudou a fundar o PDT. Foi também prefeito de São Luís em três ocasiões. Aos 76 anos, ele deixou mulher, três filhos e seis netos. Lago morreu de falência múltipla de órgãos.
JACKSON EM ENTREVISTA À IMPRENSA

JACKSON DANDO UMA ENTREVISTA A BAND ILHA

JACKSON LAGO DANDO ENTREVISTA À SECOM - MA





Nota de Pesar da Presidente Dilma:
Jackson Lago destacou-se, pela dedicação e competência, como homem público e também como médico e professor de medicina. Começou sua carreira política na década de 60, participando ativamente do movimento de resistência à ditadura. Ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o PDT, em 1979, e tornou-se dirigente do partido. Eleito para a prefeitura de São Luís em três oportunidades, chegou a ser apontado, em uma pesquisa nacional de opinião, como o melhor prefeito do país. No momento de sua perda, envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e correligionários.
Nota de Pesar de José Sarney:
A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas ideias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra.
Eu e Marly nos associamos à dor de sua esposa e de sua família, do povo maranhense e da classe política pela perda que acabamos de ter. Pedimos a Deus que nos conforte com a lembrança de sua vida e de tudo de bem que fez pela sociedade, pelo Estado e pelo País.
Nota de Pesar de Roseana Sarney:
Recebi com muito pesar a notícia da morte do ex-governador e do ex-prefeito de São Luís, Jackson Kleper Lago.
Destacado político, Jackson Lago prestou relevantes serviços ao Estado. Foi um homem de grande coerência quando lutou pelas suas ideias.
Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito.
O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio.
Solidarizo-me com sua mulher, seus filhos e demais familiares, ao tempo em que decreto luto oficial de 3 dias pelo seu falecimento.
A ele e à sua memória prestaremos todas as reverências e o nosso maior respeito
Nota de Pesar de João Castelo:
O Brasil - e o Maranhão, em particular - perde um dos seus mais emblemáticos e combativos líderes políticos. Defensor da liberdade, da justiça social e dos direitos humanos, Jackson Lago foi, sobretudo, um homem de bem, leal e de honestidade inatacável.
Prefeito de São Luís por três mandatos e legítimo Governador do Maranhão por dois anos, por vontade da maioria, deixou a sua marca de homem público dedicado às causas do povo, à saúde dos mais humildes e à educação transformadora. Médico de formação humanística, Jackson Lago tem a sua trajetória de vida identificada pelo engajamento político, marchando sempre ao lado da verdade e da ética.
Foi um homem de muitas lutas e jamais se deixou abater pelas adversidades da vida, mesmo nos momentos mais difíceis. São Luís está consternada porque perde também um cidadão de respeito, dedicado à família e ao trabalho.
Jackson Lago deixa como legado a coragem de lutar sempre por um Maranhão livre, mais justo e independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário