A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada neste sábado (18) em todo o país. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar duas gotinhas para previnir a paralisia infantil. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 32.761 crianças.
Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, o Ministério da Saúde repassou 40 mil doses ao município. Londrina conta com um total de 144 postos de vacinação, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do perímetro urbano e rural, além dos chamados pontos volantes, que são as farmácias e terminais de ônibus coletivo que também atendem a população.
Nesta primeira etapa, serão duas mil pessoas trabalhando na vacinação contra a poliomelite em Londrina. Sônia explicou que além dos funcionários da autarquia, voluntários como os atidoradores do Tiro de Guerra, do Rotary e escoteiros adventistas e de outros agrupamentos ajudarão no serviço.
Sônia explicou que o Ministério da Saúde prevê ainda a imunização contra o sarampo, mas que Estados do Sul e do Sudeste só vão começar a distribuir as vacinas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na segunda etapa da campanha nacional, em 13 de agosto.
A coordenadora de imunização explicou que os pais precisam levar a carteira de vacinação das crianças para fazer a atualização das doses aplicadas. O último caso de poliomieliteem Londrina foi registrado em 1986. O último no Brasil foi em 1989, no município de Souza, na Paraíba.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário