sexta-feira, 8 de abril de 2011

FESTAS : Parabéns Coroatá, 91 anos de emancipação política!

 "Esse ano a Prefeitura realizou um carnaval com uma grande estrutura, o que demandou, evidentemente, um gasto maior. Dessa forma e com uma grande proximidade entre o carnaval, que foi realizado em março, e o aniversário da cidade, neste oito de abril, faremos uma comemoração menor, de modo que realizemos um 'São João' à contento. Contudo, entregaremos grandes presentes à cidade", afirmou ao blog um interlocutor do Governo.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Praça José Sarney
05:00h - Alvorada08:00h - Início da solenidade com hasteamento das bandeiras e falas de autoridades
09:00h - Desfile da Guarda Municipal
09:30h - Apresentação da nova frota de ambulâncias do SAMU
10:00h - Apresentação da nova frota de ônibus da Secretaria Mun. de Educação
10:20h - Apresentações esportivas e culturais

Bairro Trezidela
11:30h - Inauguração da Escola Municipal Trezidela II

Bairro Vila Vavá
12:30h - Inauguração do Posto de Saúde da Vila Vavá

A tarde segue com competições esportivas.




HISTÓRIA

Os primeiros habitantes a penetrarem neste município foram os portugueses, e, a eles, juntaram-se mais tarde habitantes das zonas vizinhas.



 A cidade de Coroatá originou-se de “depósitos” ou “paiós” (espécie de posto) de fazendeiros e de visitantes de outras regiões, notadamente do Mearim. Com o progresso do povoado, chegaram novos imigrantes destacando-se os sírio-libaneses que, desenvolvendo o comércio, contribuíram na independência da localidade.
Em 5 de novembro de 1943, através da lei n° 173, foi criada a Vila Coroatá, sendo este território desmembrado do município de Caxias e Itapecuru-Mirim. Após 77 anos Coroatá foi elevada a categoria de cidade, sendo assim seu aniversário comemorado no dia 8 de abril de 1920, favorecido pela lei n° 924, durante o governo do Dr. Urbano Santos de Araújo. O primeiro nome desta cidade foi Coroatá Grande, quando era ainda um arraial. Este nome derivou-se de uma planta existente na região chamada pelos moradores de piteira ou agave; a planta era originaria do México e os indígenas conheciam-na como Croatá-Açú.
Outra versão para a nomenclatura do município, contada por habitantes mais antigos, diz que o então povoado aguardava uma comissão de representantes da Coroa Portuguesa, que visitaria a localidade. À época, com a grande navegabilidade do Rio Itapecuru, aguardava-se com ansiedade a chegada dos representes da Coroa, e a cada nova embarcação à vapor que se aproximava do lugarejo, populares indagavam: “E a Coroa, tá?”, forma pela qual teria-se popularizado Coroa, tá.
Mais tarde os habitantes começaram a se transportar para um lugar mais próximo do rio Itapecuru onde foi edificada a cidade.
Atualmente, Corotá ocupa, segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a décima nona posição de maior município maranhense com 61.653 habitantes. É administrada pelo empresário Luís Mendes Ferreira - conhecido popularmente como Luís da Amovelar - (foto) desde janeiro.
 
TODA A COBERTURA DESTA FESTA TEM A COBERTURA DO BLOG INFORME COROATÁ, E GALERA 106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário