terça-feira, 27 de setembro de 2011

ELEIÇÃO : Câmara de Coroatá fixa número de vereadores para a próxima legislatura


Em sessão itinerante realizada nesta sexta-feira (23), no povoado Bacabalzinho dos Vianas em homenagem ao 110ª aniversário, a Câmara Municipal apreciou pela segunda vez a emenda sobre a Lei Orgânica do Município, que regulamenta o número de vereadores para a próxima legislatura.

A emenda fixando em 13 o número de vereadores para a próxima legislatura foi apresentada após diversas reuniões e negociações, sendo então subscrita por oito parlamentares, sendo eles: Ciba Araújo (PT), Lourdinha Pereira (PDT), Junior Buhatem (PMDB), Neuza Muniz (PMDB), Gilmar Arruda, Cássio Reis (PDT) e César Trovão (PV), abstendo-se de subscrevê-la os vereadores Marcos Machado (DEM) e Raimundo Diogo (PT), que posicionaram-se contra o número fixado na matéria e se manifestaram a favor da ampliação para o número máximo permitido pela legislação (15 vagas). Porém, durante a votação apenas o vereador oposicionista Marcos Machado declarou voto contrário à emenda, sendo a mesma aprovada por 8 votos a favor.

Em defesa do seu posicionamento, Raimundo Diogo disse que a ampliação do número de parlamentares não significa aumentos nos gastos, pois o repasse ao Poder Legislativo no valor de 7% dos recursos da União para o município permanecerá o mesmo. "Se o número de parlamentares fosse ampliado para quinze a qualidade e diversidade nos debates poderia ser superior", declarou Diogo em seu discurso, "fui vencido, mas não convencido", finalizou. Mesmo se posicionando o contrário Diogo votou na emenda dos seus pares.

Para o presidente da Câmara, Sebastião Araújo, que também subscreveu a emenda, a atitude dos parlamentares coroataenses em ampliar ao máximo o número dos parlamentares demonstra amadurecimento e respeito à população. Outros parlamentares, sendo eles Neuza Muniz, César Trovão, Cássio Reis, Zé Filho e Lourdinha defenderam o seu posicionamento em favor da emenda. "Poderíamos ampliar para 15 o número de vereadores, mas nem sempre quantidade representa qualidade nas discussões no legislativo municipal" afirmou Neuza Muniz.


Cleo Freitas, PPG - Colunista do Coroatá Online MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário