A galeria da Câmara Municipal ficou lotada na sessão da última quinta-feira (21). A expectativa era que os vereadores julgassem as contas reprovadas (pelo TCE) do hoje deputado Magno Bacelar, referentes ao ano de 2005, época em que ele era prefeito de Chapadinha
Mas o que se viu foi o anúncio da candidatura do deputado ficha-suja à prefeitura. E, como não poderia deixar de ser, o povo não perdoou. Confiram o momento em que o vereador Emerson Aguiar anuncia a "novidade" à galeria e, principalmente, ao colega Marcelo Meneses, que havia prometido rasgar seu diploma se Bacelar fosse candidato... Foi necessário a presidente intervir:
ASSISTA O VIDEO :
Marcelo respondeu que não precisaria cumprir a promessa, pois Bacelar encontra-se inelegível e, portanto, não pode ser candidato. Ele ressaltou que, mesmo que registre sua candidatura, o deputado concorrerá sub-judice e ela será cassada (tal qual ocorreu com seu pai, o ex-prefeito Isaías Fortes, em 2008).
Entenda o caso
Magno Bacelar foi o "ordenador" das despesas cujas contas foram reprovadas, logo encontra-se inelegível por oito anos, a contar da decisão, conforme preconiza a Lei da Ficha Limpa. Segundo certidão emitida pelo TCE (abaixo), o processo do ficha-suja transitou livremente em julgado em 14 de novembro de 2011, ou seja, não cabe mais recurso. Acabou. Processo finalizado, contas reprovadas.
Clique para ampliar |
O julgamento de tais contas pela Câmara faz parte da estratégia do deputado, que se viu obrigado a lançar-se candidato, mesmo inelegível, em razão da incomensurável rejeição que sua pupila - a atual prefeita - alcançou nesses quase 4 anos de desgoverno. Após a aprovação dos vereadores, Bacelar espera enganar a população declarando-se ficha-limpa. Ele acredita que, desta forma, poderá concorrer de igual para igual com a pré-candidata da oposição, Ducilene 'Belezinha', para então, pouco antes das eleições, passar a bola a outra pessoa, provavelmente a prefeita rejeitada. Como ele espera convencer o edis a aprovarem tais contas não sabemos, embora possamos até imaginar...
Vereadores na berlinda
O julgamento está marcado para ocorrer na sessão desta quinta-feira (28), às 17h00. Mas não será a "ficha" de Bacelar que estará na berlinda e sim a conduta dos próprios vereadores, uma vez que as contas analisadas e reprovadas pelo TCE independem de sua decisão para tornar o gestor inelegível.
Magno nunca saiu da lista-negra
Mas como assim? Magno Bacelar não havia saído da lista de fichas-sujas do TCE??? Nunca! Ele continua na lista, ao contrário do que divulgou a imprensa servil de Chapadinha, bem como a subordinada ao Governo do Estado.
Magno foi declarado ficha-suja por dois processos: o 7307/2003 (referente a contas de 2002) e o 3386/2006 (referente a 2005). Confiram:
Clique na imagem para ver a lista completa, no site do TCE |
O primeiro foi retirado pelo próprio TCE no dia 12 de junho, que explicou o equívoco. Percebam que apenas o processo 7307/2003 foi retirado, sendo que a nota do TCE em nada se refere ao 3386/2006, que tornou o ex-prefeito inelegível:
Clique para ampliar ou [aqui] para ver no site do TCE |
Eis a razão de Bacelar ter inventado esse julgamento "salvador": fingir-se ficha-limpa, quando na verdade está mais sujo que cordão de amarrar pato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário