quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

INVERNO : AS CHUVAS AINDA NEM COMEÇARAM DIREITO E TMBIRAS JA REGISTRA INDICE DE ALAGAMENTOS

Na noite desta segunda-feira (23/01/2012), uma forte chuva de aproximadamente quarenta minutos foi o suficiente para deixar Timbiras parcialmente alagada. A parte mais afetada como sempre, foi a região do Centro da cidade.
O problema já é antigo, e até agora nenhum administrador conseguiu fazer algo que resolvesse a situação. O caso fica ainda mais complicado quando não acontecem os serviços de manutenção e reabertura das valas de escoamento de água existentes no Município.
O exemplo mais recente da falta de manutenção das passagens da água foi registrado na Travessa entre as ruas Ostílio Mendes e Regino Veloso, onde os moradores reclamam que atualmente os tubos de concreto que atravessam a rua estão entupidos por conta de um serviço de raspagem da via pública feita pela Secretaria de Infraestrutura (Obras).
O senhor Edivaldo Cardoso, morador próximo dessas ruas revelou que: “Outro dia eu falei com o Secretário de Infra-estrutura (Francisco Pereira de Sousa – Pinto) e ele disse que ia mandar limpar o bueiro, e até hoje não apareceu ninguém aqui, e a água represou e invadiu as casas aqui perto da lagoa.”.
Outra situação parecida aconteceu no cruzamento das ruas Miguel Mesquita e Agêge Thomé. Quatro casas foram invadidas pelas águas da chuva. Um baldrame feito pelo proprietário de um terreno sem habitação e a falta de limpeza do canal de escoamento da água foram os principais responsáveis pelo alagamento dos imóveis, causando transtornos aos moradores. Pessoas reclamam de prejuízos materiais e do perigo de contaminação e de doenças.
Um funcionário da Secretaria de Infra-estrutura do Município nos informou na manhã desta terça-feira (24/01/2012) que os serviços de limpeza dos canais de passagem de água terão início ainda esta semana, inclusive o bueiro da Travessa Regino Veloso.
O período chuvoso na Região dos Cocais, no Leste Maranhense, está apenas começando e os problemas oriundos da falta de um serviço de esgoto e saneamento básico já são visíveis e assustadores. 



Por: Jotta Orlando – Timbiras/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário